Quem sou eu

Minha foto
Artista visual, arteira desde sempre. Amo moda, fotografia, desenho, teatro, dança. E mais tantas outras coisas, mas...Acima de tudo, amo a liberdade de ser eu mesma!!!!!

APRECIADORES

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

O Lado Frozen da Fantasia

O carnaval chegou ao fim, mas deixou boas lembranças, muito aprendizado e novas experiências que guardarei no meu arquivo de maravilhas! 
Há tempos não fazia uma roupa para performances. Como seria ter Anna e Elsa personificadas no mesmo figurino? E foi assim, mais uma vez em parceria com a Giseli Vicentini da loja Quintal Kids, que criamos um pequeno evento para o carnaval. 
As irmãs Frozen, princesa Anna e Rainha Elsa marcaram presença na loja durante a semana de carnaval da Quintal Kids, diretamente ligada aos bailes infantis do Sesc Vila Mariana. Foi a primeira vez que participei de um carnaval assim e recomendo a todos. O clima de descontração das famílias, crianças e adultos de todas as idades faz toda a diferença numa festa em que o único aditivo é a alegria!
Aqui, um pouco do processo criativo dessa fantasia, que foi muito mais do que eu havia imaginado!
 Esboço que sofreu poucas alterações.
 Malhas de ballet tamanhos 12 e 38! Nada que uma boa costura pra unir e igualar as diferenças!


 Forro de tule, que precisou de mais uma saia de armação pra sustentar todo o vestido. Neste ponto terminou a costura feita com máquina.
 Prova inicial. A seguir, aplicações que, assim como a saia, foram todas feitas a mão.



 Para costurar as fitas da barra sem maiores danos ao vestido, o jeito foi rodar o manequim enquanto era feita a aplicação!

 Flores do vestido da princesa Anna, que sempre me lembram as ninféias de Monet.

 Fitas e chatons da Elsa, que deram o efeito de gelo e cristal.

 A capa da Elsa levou ao todo uma semana para ser confeccionada. Começou com a criação de fractais de gelo em folhas de ofício. A velha brincadeira da tesoura com papel dobrado, que foram transferidos em folhas de EVA, resistentes e maleáveis, para segurar o peso das aplicações.








 E durante a colagem dos chatons e fractais iridescentes, o que eu desconfiava aconteceu. Não gosto de usar qualquer tipo de cola nos meus trabalhos, a não ser quando essa é a proposta da roupa. Usei uma cola para artesanato, uma espécie de Super bonder, mas que rapidamente começou a descolar. Só funciona quando a superfície não é maleável. O jeito foi costurar a mão todos os fractais transparentes e recolar os chatons, dessa vez com a melhor cola que conheço, a E6000. Mas como todo o melhor, também tem suas desvantagens. Ao entrar em contato com o fundo do chaton, acaba corroendo a cor e alterando o brilho das peças de aplicação. O novo jeito foi refazer a refazenda colando cada pedrinha apenas na borda, sem alterar o efeito do brilho. Apenas depois de todo esse processo que durou em torno de cinco dias, pude costurar os fractais/mandalas de EVA na capa.



 Resultado final do vestido:












Dia de montagem na vitrine da Quintal, um espaço que por vários momentos quase me fez chorar, lembrando quando eu sonhava em ter minhas bonecas industrializadas, babando nas vitrines de lojas de brinquedos. Ter esse cantinho reservado às minhas artes foi maravilhoso. Expus as máscaras de sonhar, a fantasia da Rapunzel , as tiaras dos Enrolados e do Frozen e minhas queridas Branca de Neve e Aurora, que já fazem parte de uma coleção particular, cedidas gentilmente pela fada madrinha que me apresentou a Quintal Kids!

Resultado da produção, indescritível a sensação de conseguir ter dois figurinos em um, como uma mágica de vestir! Procurei caprichar na maquiagem também, afinal, era carnaval!

Antes de continuar, quero muito agradecer as pessoas que fizeram esse sonho acontecer. Giseli e toda a família Quintal Kids, que sempre me recebem de braços abertos e ouvidos atentos às minhas ideias mais doidas, obrigada por confiarem no meu trabalho! 
Pude ver de perto o "esquenta" de carnaval e fiquei impressionada com a equipe em ação. Fazer bonecas, acessórios e fantasias é com certeza uma atividade singular. Mas receber o público com tanta atenção e carinho, com uma incansável simpatia e dedicação aos pais, avós e crianças que procuram por magia e encantamento...É uma arte para poucos! Com amor, um pequeno quintal pode ser um universo!
Jeronimoooooooooo!!!!! Me acompanhando desde o início das ideias, me ajudando a comprar materiais, me deslocar com toda a parafernália mágica da Alma de Boneca, fotografar toda a nossa ação de carnaval... O que seria de mim sem vocês? Fica um agradecimento sem fim, especial mesmo, ainda mais tratando de um detalhe absurdo e inesperado, que só poderia ter acontecido comigo. Justamente nos dias de preparação e ação de carnaval, um siso resolveu nascer, me deixando sem mastigar, com meu lado "Anna" ainda maior do que o normal, a garganta fechada pela inflamação, ouvido e cabeça em estado de perda total! Só na base de anti-inflamatórios, sopinha, sucos, sorvetes e o bolo de cenoura delícia da Giseli! Se existe prova maior de que tenho juízo, é que nada pode abalar o meu sorriso!

Impossível em um único post ter todos os momentos registrados. Os sorrisos das crianças, os abraços emocionados, as conversas com a Anna e a Elsa sobre as músicas e passagens do filme, o olhar curioso dos adultos, dedinhos no vestido pra conferir se era real, perguntas de como era possível ser duas em uma. Ouvi mães contando sobre seus meninos apaixonados pela Elsa. Em especial, o Vitor  fofura total  entre tantas doçuras, contou que gostou muito do príncipe da tiara Enrolados, pois ele também salva princesas!  

Algumas senhorinhas artistas passaram por nós. Modelista, pintoras, costureiras. Todas com uma história pra contar e muito a ensinar. 

As imagens a seguir são um pouco do tanto que aconteceu, para ver todas as fotos, clique no álbum da Alma de Boneca. 












Abraços, até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário