Quem sou eu

Minha foto
Artista visual, arteira desde sempre. Amo moda, fotografia, desenho, teatro, dança. E mais tantas outras coisas, mas...Acima de tudo, amo a liberdade de ser eu mesma!!!!!

APRECIADORES

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Vincent para Vicente


Continuando o post anterior: http://aurora-auroradaminhavida.blogspot.com.br/2014/01/vincent.html
agora compartilho um pouco dos registros de confecção do boneco Vincent.
Feito em 2013, ele ficou alguns meses no atelier e já faz falta por aqui!

A obra "Noite estrelada" de Vincent van Gogh, foi a imagem escolhida para compor o corpo do boneco. Particularmente, considero a sua obra mais encantadora e que representa de forma marcante sua passagem na Terra. Penso que Van Gogh existiu como uma verdadeira força da natureza.

Observei várias reproduções de seus auto retratos, mas tive a preocupação de não tentar copiar nada, pois busquei fazer uma versão infantil do artista.

Baseada nos traços da "Noite estrelada", pintei um cabelo revolto que lembrasse a sensação de movimento que sua obra exerce. Pintei o rosto rapidamente em poucos minutos. As marcas gestuais da obra de Van Gogh sempre me fizeram "vê-lo" e entendê-lo, com um processo criativo rápido e até agressivo. Para que as tintas se misturassem com as rápidas pinceladas que fiz, optei por ter uma dinâmica que remetesse ao seu sentimento de inquietude. A expressão "fúria da beleza", bem poderia ser uma referência à sua obra!




Minha versão de "Noite estrelada",  foi feita de forma bem livre, apenas com preocupação em manter os elementos da imagem distribuídos de forma semelhante. Quanto as cores, sei que não tenho a mesma paleta de coloração da imagem. E a cada reprodução Internet afora, os matizes das imagens mudam muito, impossível saber quais os verdadeiros tons de uma obra. Quando tive oportunidade de ver algumas obras do pintor, esperava uma explosão de cores vivas (e realmente um dia, podem ter sido assim). Portanto o que fiz com toda a minha licença poética, foi literalmente, brincar de Van Gogh!



Nos dias em que o Vincent esteve aqui no atelier, um doce encontro aconteceu. 
Como guardiões de uma kokeshi muito especial feita pela Nanda Corrêa (a mãe do pequeno Vicente), Jeronimo e eu fizemos questão de registrar esse belo encontro de bonecos, a pequena Kammi e o pequeno Vincent! 





Registro do pequeno Vincent em seu novo lar!

Abraços, até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário