Quem sou eu

Minha foto
Artista visual, arteira desde sempre. Amo moda, fotografia, desenho, teatro, dança. E mais tantas outras coisas, mas...Acima de tudo, amo a liberdade de ser eu mesma!!!!!

APRECIADORES

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Pequenos cenários

A cada novo trabalho, mais trabalho eu invento e novos desafios surgem, muitas vezes de idéias que plantei há três anos atrás, mas que somente hoje estão germinando.

É uma pequena longa história, mas resumidamente, ocorreu que precisei reestruturar as bonecas.
Cabeças pesadas para corpos muito leves, vestidos grandes para o tamanho das embalagens muito delicadas.
Com uma nova estrutura e pedestal, as bonecas já podem ficar bem posicionadas, sem "atrapalhar" suas roupas e acessórios. Porém, precisei pensar em novas embalagens resistentes, que variem de acordo com o posicionamento, peso e volume de cada boneca, que exige sempre um cuidado único para cada caso.
Esse zelo todo pelo material que trabalho, pode danificar facilmente na hora do registro final de divulgação. Mesmo com passeios prévios a lugares encantadores, que poderiam ser cenários para minhas pequenas, não quero mais correr o risco de sujá-las e ficar sempre a mercê do vento, do sol e o pior de todos os empecilhos: a chuva. Por conta dela perdi mais de uma semana de ensaios fotográficos, que na minha imaginação aconteceriam em locais a céu aberto.
Foi a hora de colocar a "caixola" pra funcionar, o que aconteceu literalmente! Enquanto eu desenvolvia pinturas para a embalagem que criei (da Cinderela que em breve divulgarei), tive a ideia de fazer cenários, painéis que facilitem a composição de minhas histórias e registros fotográficos - essa será mais uma novidade de 2014, que estou preparando com amor!
Sei que isso redobra meus esforços, mas me poupará muitas horas de trabalho e terei mais segurança para finalmente registrar a Branca de Neve e seus sete anões, assim como os novos bonecos que estão aqui na minha "fábrica de almas"!

 Escrevo muito mesmo, por saber que são poucas pessoas que acompanham o blog! Para outros isso seria uma tragédia, mas isso me soa como uma conquista. Sei que meu trabalho é para poucos, portanto, não posso esperar que ele seja compreendido e aceito por todos os públicos. Trabalho com crianças, aquela criança interior, que costuma ficar escondida no "quintal da nossa cabeça" e graças a elas, abro portas para novas realidades!
Aproveitando esse momento de inspiração verbal e desabafo, quero compartilhar um texto muito bem colocado, por uma artista que acompanho já a alguns anos. Amanda Louise conseguiu sintetizar um assunto que sempre me acompanhou e hoje se torna cada dia mais sério: o preço da arte. Fica para reflexão daquelas poucas pessoas que me acompanham e compreenderão o que estou "falando": http://mandilouise.blogspot.com.br/2013/12/art-is-expensive-plus-plans-for-future.html

Eis meus registros de trabalho dos últimos dias, a primeira parte do cenário:
Vídeo com as primeiras duas horas de pintura.

Esboço (que só eu entendo) de todo o painel, que poderá sofrer mudanças pelo caminho.


 Desisti da parede, rendo muito mais no chão!
















Concluindo essa primeira etapa, posso dizer que meu foco é sempre a luz. Ouvi mentalmente a voz da professora Marilice Corona nas aulas de pintura dizendo: "Muito merengado, refaz esse merengue!"
Engraçado como meu senso crítico têm vozes bem distintas. Sei que também ouvi a voz do professor Renato Garcia, me dizendo que fiz uma "pintura de tia velha". 
Mas sei que para esse trabalho específico no momento atual, ainda não poderia fazer melhor, dentro desse contexto, mas seguirei praticando.

Abraços, até o próximo post!

2 comentários:

  1. Dani eu não tinha noção do tamanho do painel até ver o vídeo, é enorme!!! Está lindo, lembra uma tela impressionista. Eu tenho muita dificuldade em lidar com tintas, e me falta espaço, mas sonho em um dia poder me dedicar à pintura como gostaria, pois acho lindo. E estou sempre aqui lendo teus desabafos e colocando minha criança interior para sonhar, me faz muito bem.
    Um grande beijo :***

    ResponderExcluir
  2. Viu que grandão rsrsrs!
    Que bom que gostou, fazia anos que eu não voltava a mexer com tintas assim, deixei as telas de lado e só agora as bonecas me trouxeram pra esse universo novamente.
    Não sei se isso vale como um incentivo, mas eu nunca tive um espaço adequado para fazer esse tipo de trabalho. Mesmo no meu penúltimo e último atelier, eu tinha salas pequenas pra isso. Enfim, eu sei é que também me questionava isso, até ter que fazer a disciplina de pintura na faculdade. E foi nessa prática doida, de ter que apresentar vários trabalhos, que entendi que o espaço, nós fazemos! Todas as portas da casinha pequena viraram cavaletes, cada espacinho de parede e chão, uma loucura. Se eu pudesse mostrar
    imagens daquela casa, daria pra ter uma noção da verdadeira bagunça e aperto que era, tinha dias que eu só queria chorar e desistir rsrsrrs quem sabe essas desventuras ficam para um outro post bem engraçado!
    Mas fico sempre muito feliz que essas minhas experiências e tentativas de fazer arte, ajudem de alguma forma!
    Obrigada mesmo, um grande beijo no coração *-*

    ResponderExcluir