Quem sou eu

Minha foto
Artista visual, arteira desde sempre. Amo moda, fotografia, desenho, teatro, dança. E mais tantas outras coisas, mas...Acima de tudo, amo a liberdade de ser eu mesma!!!!!

Oi, meu nome é Daniela Karg, bem vindos ao meu blog!

Reunindo minhas linguagens, que transitam pela moda, maquiagem, teatro, fotografia, dança e artes visuais, criei a Alma de Boneca!

Confecciono bonecas, acessórios e fantasias exclusivas, combinando minhas técnicas e elementos vindos de histórias (contadas por quem as encomenda e minha imaginação).

Conheça meu trabalho e fique à vontade, entre contos, sonhos e poesias que costuro em minha ALMA!

APRECIADORES

domingo, 10 de junho de 2012

Câmara escura


A idéia toda surgiu durante conversas sobre Arte!
Me peguei pensando em como seria interessante ser também expectador do público que nos observa. Então, pensei que uma espécie de "capa de invisibilidade" seria uma forma interessante de ver o outro lado do olhar... Desenhei alguns esboços do véu escuro que imaginei, cobrindo o olhar de um artista. Mas pensando na praticidade de um objeto de cena, que daria mais mobilidade e segurança ao ser utilizado, pensei que o véu, inserido em uma máscara poderia ser mais que um mero objeto, que sua utilização é ponto de desdobramento para vários momentos e questões artísticas, simbólicas e psicológicas.
Conheci muitas pessoas que adorariam ser fotografadas e produzidas por meu irmão e eu. Porém, na hora "H", sentem uma barreira psicológica que as impede de soltar-se em frente à câmera.
Creio que artifícios como esse, se bem estudados e produzidos, seriam ótimas ferramentas de trabalho e de criação, unindo a Arte, com a possibilidade soltar a imaginação, convidando e encorajando a Arte além do véu. O que me lembrou agora, do título do meu projeto em Artes Visuais (risos), O Olhar além da Contemplação  http://issuu.com/artesvisuaisulbra/docs/o_olhar_alem_da_contempla_daniela_karg

Eis algumas leituras iniciais e ainda superficiais dessa pesquisa que me propus e algumas imagens de produções minhas!





véu

s. m.
Tecido que serve para cobrir e proteger alguma coisa.
Pano transparente, em geral de renda, que as mulheres usam para cobrir o rosto, a cabeça, ou ainda como adorno.
Fig. Aquilo que cobre ou esconde alguma coisa: um véu de fumaça impede a visão.
Fig. Pretexto de que alguém se serve para esconder uma realidade: sob o véu da amizade.
Anatomia. Véu palatino ou do paladar, membrana que separa a boca das fossas nasais, e cuja extremidade póstero-inferior chamada úvula e, vulgarmente, campainha flutua acima da base da língua.m.
Tecido, com que se cobre qualquer coisa. Tecido transparente, com que as senhoras cobrem o rosto. Mantilha de freira. (Fig.) Aquilo que é comparável a um véu. Aquilo que serve para encobrir alguma coisa: já levantei o véu desse mistério. Pretexto. Trevas: o véu da noite. Amargura.
Sinônimos de véu

Véu da Noiva, Grinalda e Mantilhas. 



A história nos mostra porque fazemos as coisas assim...
A origem do uso do véu esta na antigüidade quando era usado como parte do vestuário feminino, principalmente pelas mulheres da nobreza, pois sua pele devia ser clara. As camponesas tinham a pele escura curtida pelo sol. A função do véu era proteger os cabelos e a pele do rosto e pescoço contra danos causados pelo sol e pelo vento. 
O uso do véu da noiva era um costume da antiga Grécia e que foi criado para proteger a noiva de mau olhado e também de outros possíveis admiradores. 
Na Idade Média, o uso do véu entre as mulheres dos povos Anglo-saxões se dava apenas entre asmulheres casadas, e jovens solteiras não podiam usa-lo. 
O véu tem seu significado religioso no Cristianismo pois ele aparece em todas as representações de Maria, Mãe de Jesus Cristo. O uso do véu na igreja era comum antes da década de 1960. 
O véu da noiva também esta ligado a mitologia, pois Ishtar, a antiga Deusa do Amor, surgiu das profundezas e os vapores da terra e do mar cobriram-na " como um véu ". 
O véu é uma peça misteriosa pois ao mesmo tempo que esconde, destaca a beleza da donzela. 
A Grinalda faz com que a noiva se pareça com uma rainha, diferenciando-a dos convidados. Quanto maior a grinalda, maior é o símbolo de status e riqueza. 
Hijab (véu), quer dizer, em árabe, 'o que separa duas coisas'. O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida; a de esposa. 
O véu dá a noiva uma aura angelical, quase divina, por isso é considerado símbolo da pureza e foi incorporado ao traje da noiva, devendo então ser sempre no tom branco. Historicamente, as noivas usavam o véu caindo sobre as costas no dia do matrimônio como prova de virgindade e da cor branca para ressaltar a pureza. 
Pelo fato de apenas as mulheres virgens poderem usar o véu, essa idéia permanece até os dias de hoje e faz parte dos costumes, portanto a noiva que casa-se pela segunda vez não deve usar véu na cerimônia de casamento. 
Os primeiros véus feitos de tule de seda datam do século dezenove. 
O véu é um acessório que oferece charme e requinte para a noiva, assim como o vestido longo, da-lhe a impressão de estar se trajando como uma princesa o véu vai alem tornando-a uma rainha! O que não deixa de ser verdade, já que a noiva é a pessoa mais importante no dia do casamento, vindo após ela, apenas o noivo. 
O véu deveria ser transparente, normalmente usado por noivas no dia de seu casamento. Antigamente achava-se que o véu concedia alguma defesa mágica devido à sua natureza santificada 
Segundo os judeus o motivo pelo qual o rosto da noiva é coberto antes e durante a chupá é que este é um momento tão especial que atrai a Presença Divina e Ele fica literalmente pairando sobre o semblante da noiva. Este é o motivo pelo qual muitas pessoas pedem para a noiva pensar neles durante a chupá, pálio nupcial, pedindo por sua saúde ou para terem filhos, etc.
Mas os judeus dizem que não se deve  olhar para Deus diretamente tal qual Moshê Rabênu (Moisés) falou com Ele na sarça, no deserto. Assim sendo, as pessoas mais religiosas realmente colocam um véu mais opaco ou cobrem totalmente o rosto da noiva. Outras pessoas colocam um véu apenas simbolicamente. Ao conhecer o verdadeiro motivo de cobrir a noiva, certamente não será tão difícil usar um véu um pouco mais espesso...
Que o noivo não deve ver a sua amada vestida de noiva antes da cerimônia todo mundo sabe. Mas, por causa das confusões, os noivos judeus fazem questão de levantar o véu da noiva antes do início do casamento para confirmar a identidade de sua futura esposa. E fazem muito bem, porque o seguro morreu de velho e é melhor prevenir! 
No casamento judeu a noiva usa um véu durante a cerimônia. A tradição tem origem na história de Rebeca que se cobriu com um véu, quando viu e aproximou-se do futuro marido, Isaac. (Gênesis 24:65) 
Sabia que o costume das noivas taparem a cara com um véu deriva de uma superstição com milhares de anos? Quase todas as superstições relativas ao dia do casamento têm a ver com a crença pagã de que a noiva era um alvo preferencial dos maus espíritos. Para que estes não a reconhecessem, a noiva escondia o rosto com panos e fazia-se rodear de mulheres vestidas de modo idêntico. Esse costume deu origem ao véu de noiva e ao cortejo de damas de honra
Mais alguns links da minha pesquisa que está apenas iniciando.


Abraços, até o próximo post!

4 comentários:

  1. Amo os teus desenhos!
    A figura de perfil me lembrou a Rachel Brice, tem imagens lindas no Pinterest dela: http://pinterest.com/rachelthebrice/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Amo a Rachel Brice, meu sonho de consumo artístico rsrsr!!!!
    Com certeza vou olhar tudo, essa linda é referência para várias vertentes, muito além da dança, valeeeu!
    Bjoooos!

    ResponderExcluir
  3. Amo de paixão o trabalho dela! Estou aprendendo dança do ventre, mas nem cheguei no ATS ainda... falta muito hehehe. Mas gostaria muito de ter uma roupa/acessório confeccionado por ti, sei que fazes uns lenços de quadril lindos!!!

    Bjooo

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Seria um prazer inventar moda contigo \o/! Deixei a dança, quem sabe um dia eu volto, mas meu sonho é o tribal!
    Bjooo!

    ResponderExcluir