Quem sou eu

Minha foto
Artista visual, arteira desde sempre. Amo moda, fotografia, desenho, teatro, dança. E mais tantas outras coisas, mas...Acima de tudo, amo a liberdade de ser eu mesma!!!!!

APRECIADORES

terça-feira, 10 de abril de 2012

Fragmentos


Livro: Fragmentos - poemas, anotações íntimas e cartas de Marilyn Monroe
Editora Tordesilhas

p.11:  O pó da borboleta...

Mas você continua a ser criança, tola como o passado, cruel como o futuro [...] A tua beleza, sobrevivente do mundo antigo, requerida pelo mundo futuro, possuída pelo mundo presente, torna-se assim um mal.
Pier Paolo Pasolini, La rabbia [A raiva] (1963)

****
Vida
Eu sou de ambas as suas direções
De alguma forma permanecendo de cabeça para baixo
Na maior parte mas forte como uma teia de aranha no
Vento - eu existo mais com a geada fria e cintilante.
Mas os meus raios borbulhantes têm as cores que vi nas pinturas- ah vida eles
Traíram você.

p. 13: [...] Ídolo no sentido etimológico da palavra (do grego eidolon, o duplo "aéreo" de um corpo verdadeiro), Marilyn parece fora de si mesma, ou próxima a si mesma, como se houvesse uma aura idêntica a ela mas inapreensível, e ela coincide mais com essa aura do que com o seu corpo.
Uma mulher de uma carnalidade tão cheia de alegria, com um duplo aéreo feito pela melancolia. Isto é possível?

****
Antes que os latinos tivessem inventado a palavra imago, os gregos usavam a palavra Phantasma , que significa "imagem". Mas não a imagem que nosso corpo dá de nós mesmos que temos em nosso pensamento. A "consciência" de nós mesmos, em outras palavras, a nossa "alma".

p.15: [...] para os antigos a alma é um ser alado representado por uma borboleta noturna.

****
[...] Também Vladimir Nabokov se sentia atraído pelas borboletas. Dedicou-se ao estudo das borboletas com sério empenho científico e, durante os primeiros anos nos Estados Unidos, empregado como entomólogo no museu de Teologia Comparada da Universidade de Harvard, passava seus dias a estudá-los.
Antes de se tornar escritor que é, Nabokov foi um cientista consciencioso e atento [...] Estou propenso a acreditar que ele procurava a essência da borboleta. Visto que não conseguiu compreendê-la através do microscópio, voltou-se para a literatura e escreveu Lolita. Lolita é uma ninfa, é óbvio, e o atributo "ninfômano" para Nabokov (ou melhor, para o seu personagem) não soa exatamente depreciativo, decerto tem outro sentido. Humbert é alguém que está perseguindo uma ninfa para compreender a natureza dela. A sua curiosidade, que diz respeito também à sua esfera de eros, torna-se rapidamente uma mania e termina, naturalmente, num manicômio.

Marilyn Monroe 5 Fotos da atriz Marilyn Monroe

p.16: [...] Wanburg chegou a conclusão de que as figuras femininas da pintura renascentista florentina são ninfas. E as ninfas - além da figura de Nike, ninfa estática que nas suas asas carrega a guerra - segundo os antigos, pertenciam aos Bacantes, que são ao mesmo tempo beleza e morte. Captar beleza e morte é impossível, porque beleza e morte pertencem ao inefável. Só o mito pode compreendê-las. [...] pode ser perfeitamente um mito que se constrói na modernidade, uma vez que ele está fora do tempo.

****
"A mais bela borboleta que jamais colecionara de repente me aparece traduzida pelo vento dançando zombeteiramente no ar azul. gostaria de agarrá-la de novo, mas não disponho dessa capacidade. Na verdade, gostaria, mas a minha educação intelectual não me permite isso. Também eu nasci na Platônia e gostaria, junto contigo, de olhar do alto do pico de uma montanha o voo circular das ideias.
Aproximando-se da nossa ágil donzela, gostaria de rodopiar com ela tomado de alegria. Mas esses arroubos não são feitos para mim. A mim só é permitido olhar para trás e saborear nas lagartas o desenvolvimento da borboleta."

p.17: [...] Começamos a suspeitar que Marilyn tenha oferecido seu corpo coberto por um invólucro, uma espécie de silicone que assegura a transparência do seu corpo mas que defende sua essência mais profunda, o Phantasma. A borboleta sabe que, se dois dedos lhe prenderem as asas, ela prenderá o mágico pó que a permite voar.

Marilyn Monroe 3 Fotos da atriz Marilyn Monroe

p.18: A imagem que Marilyn Monroe deixou de si no mundo das imagens esconde uma alma que poucos suspeitavam existir. Bela, é uma alma que a psicologia, de barato, definiria como "neurótica", como se podem definir "neuróticos" todos aqueles que pensam demasiado, que amam demasiado, que sentem demasiado. O destino de sua vida a quis sobretudo imagem, um ícone como o rosto da Mona Lisa, atrás do qual não sabe o que há. Este livro, com todos os seus documentos inéditos, revela a complexidade da alma que estava por trás da imagem. poemas, cartas, diários íntimos, notas tomadas ao acaso, textos que dotam a imagem daquele rosto belíssimo e radiante de um sentido para muitos insuspeitado e que, ao contrário, é "fora de série" no sentido oposto àquele imaginado por Andy Wharol, que a fez "serial"; todos estes textos emergem deste livro, que reúne não aquilo que Marilyn parecia, mas aquilo que Marilyn pensava.
agora, reunir as suas aparências visíveis com aquilo que se escondia atrás delas torna seu rosto e seu corpo ainda mais belos, mais sonháveis: sonhar que a Merilyn sonhava ser uma borboleta.
[...] "O antigo filósofo chinês Chuang Tsu sonhava ser uma borboleta e, ao acordar, não sabia se era um homem que tinha sonhado ser uma borboleta ou uma borboleta que agora sonhava ser um homem" [...] Talvez Marilyn, que sonhava ter sido uma borboleta, um dia tenha pensado que uma borboleta sonhava ser ela. E, para poder voar para sempre, decidiu tornar-se quem sonhava.

Marilyn Monroe 4 500x254 Fotos da atriz Marilyn Monroe





Nenhum comentário:

Postar um comentário