Quem sou eu

Minha foto
Artista visual, arteira desde sempre. Amo moda, fotografia, desenho, teatro, dança. E mais tantas outras coisas, mas...Acima de tudo, amo a liberdade de ser eu mesma!!!!!

APRECIADORES

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Sonho de uma Noite de Verão

A arte de hoje está pronta de longa data, mas somente agora consegui um tempo para detalhar o processo de criação.
A calça jeans em questão, foi presente da minha linda Mari, que entre as surpresas que me deu, continha o principal: inspiração para os projetos que seguiram nos últimos dois anos.
Foi uma pequena saga de tentativas, que viraram novas possibilidades de expressão e ainda hoje é uma busca que me completa.
Tudo isso nem de longe foi trabalhado na calça, mas começou com ela.
O jeans que inicialmente era uma peça de encomenda e virou um desapego da Mari, carrega bem o espírito filisófico do seu trabalho.
Durante a sua formação em Moda, a Mari desenvolveu um projeto de trabalho lindo, que hoje faz a sua vida e a de várias pessoas, muito mais consciente.
A MECO é uma agência de consultoria de imagem, de acordo com o estilo de vida de cada cliente. Busca uma reflexão sobre a essência do que gostamos e, ao final de um processo de autoconhecimento, muitas descobertas afloram no ato de vestir-se de si mesma.

Abro aqui um parêntese enorme, pra lamentar o fato de que boa parte da população do planeta, ainda pensa que pensar moda consciente está na moda. Está? Ok! Mas como a moda, infelizmente o desastre ambiental em que vivemos não é cíclico, não vai parar e retornar em alguma estação, no meio de qualquer semana de moda europeia!
E quem escreve isso, recicla e customiza tudo que pode, há uns vinte e quatro anos ui, já virei vintage!

Sobre a customização que seria com tintas e terminou com tecido e aplicações, mantive o rasgo da calça na altura do joelho.
Abri as laterais em "dois dedos", que fizeram toda a diferença no caimento do tecido.
A estampa escolhida foi de uma camiseta muito amada, mesmo bem usada e cheia de bolinhas na malha. Sabia que seria perfeita para alguma transformação.
Com estampa que reproduz uma obra do pintor pré-rafaelita Robert Hughes.
Várias pinturas dele foram inspiradas por peças de Shakespeare, como essa (A Noite de Verão), baseada no clássico Sonho de uma Noite de Verão.


Na composição da minha noite de verão, não poderia faltar os polêmicos fuxicos.
Odiados por tantos, essas flores de tecido surgiram no Brasil com o trabalho manual de mulheres escravas africanas.
Por falta de recursos, incrementavam suas vestes simples, com pedaços de tecido, transformando retalhos em ornamentos.
Desde então, essa prática de costura ganhou ares de "pobreza", desdenhado como um simples artesanato.
Ironicamente, sempre vejo riqueza infinita nas possibilidades de criação dessas "flores", que bem usadas na moda, passam desapercebidas dos olhares preconceituosos, trabalhados no glamour!
Com os fuxicos apliquei chatons em tons dourados e iridiscentes, acentuando a luminosidade das pequenas fadas da estampa.
As engrenagens de metal deram um toque mágico, me dando a sensação física da Ciência na Arte, na relatividade que ela tem, ocupando períodos históricos passados e se fazendo presente.


Editei meu humilde ensaio fotográfico com destaque para a calça, que ficou um verdadeiro sonho!









Abraços, até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário