Quem sou eu

Minha foto
Artista visual, arteira desde sempre. Amo moda, fotografia, desenho, teatro, dança. E mais tantas outras coisas, mas...Acima de tudo, amo a liberdade de ser eu mesma!!!!!

APRECIADORES

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

De repente 30!

Quem chegar até o final do post, ganhará "videozinho"!
Há quatro meses atrás, enquanto acordava de uma noite de sono, tirei minha máscara de dormir e instantaneamente me veio um pensamento. De que aquele gesto era estranhamente natural , após tantas noites em claro que passei na infância, lutando contra a luz acesa na porta de casa, que iluminava o meu colchão na sala. Um pedaço de tecido escuro, é muitas vezes a única salvação em dias de forte enxaqueca, ou quando a mínima luminosidade vinda de janelas, portas ou aparelhos eletrônicos me tira o sono. Sensibilidade à luz. Já ouvi e li ser "doença de rico". Se eu contabilizar todas as necessidades especiais que tenho, apenas com pele, cabelos, pescoço e olhos, posso me considerar uma trilhardária!
Diante dessa rotina de "Princesa e a ervilha", levantei do meu majestoso leito e corri para o caderno de projetos. Esbocei o que poderia ser, literalmente, um sono de princesa!
Selecionei algumas animações que mais me tocaram, personagens carregadas de simbolismo e recordações.
Bruxas e princesas. Heroínas que cantam, dançam e são felizes para sempre. Mas que também erram, choram e aprendem com suas escolhas. Ingênuas e belas. selvagens e bobas. Espertas e loucas.
Vilãs que são a mais pura expressão da realidade. Que "vestem Prada", esvoaçando vaidade, reforçando a pintura e escondendo a idade.
A maldade é tão irresistível quanto a bondade, anda lado a lado com a aparente juventude burra e que não tem medo de ser honesta de verdade.
Foram meses de mãos na massa. Uma pesquisa chatinha em busca de imagens das animações com olhos fechados e principalmente, das sobrancelhas expressivas. Encontrei muitas semelhanças entre várias personagens como por exemplo: Anna, Elsa, Rapunzel, Merida, Jessie e Tiana; Malévola e  Rainha Má; Alice e Cinderela. Curiosidades como o fato das sombra nos olhos das personagens Disney ser quase sempre lilás, independente da variação na tonalidade. E algumas delas mantém uma expressão triste, mesmo quando sorriem. É o caso da Ariel, da Mégara e da Jane.
Os olhos selecionados foram desenhados, pintados e costurados manualmente. Apenas a costura envolvendo os elásticos e as emendas de alguns babados foram feitos à máquina. Ao final do trabalho, contabilizei trinta máscaras de "dormir". 30 olhares, 30 histórias, 30 vidas, 30 contos e fábulas... 30 anos!
Decidi que registrar meus trabalhos poderia ser uma justa forma de me presentear, valorizando todas as horas de dedicação à criação de acessórios exclusivos, com uma produção totalmente reciclada com acervo de roupas, apliques de cabelos, de lãs, objetos e penduricalhos de papel, tecidos e aviamentos.
Digam e pensem livremente. Inspiração na Disney SIM e  às coisas que me fazem bem, livre para criar e me expandir, além do muro de pedra dos "ismos" e "istas" que cansam a sociedade e atrasam o pensamento com mais, do mesmo.
Em trinta anos de vida, penso que muito aprendi com meus esforços e que sempre estarei dando o primeiro passo, aprendendo a primeira palavra e desenhando os primeiros traços de uma jornada que não acabará por aqui!
As máscaras de sonhar são uma edição limitada e em breve estarão à venda, em uma nova plataforma virtual.
Para pessoas autênticas, que assim como eu fazem parte de uma geração de sobreviventes do tubo de imagem! Nenhuma bigorna ACME me atingiu até hoje, não há nenhum explosivo escondido na minha mochila. Nunca roubei como o Pica-Pau ou lutei como as Tartarugas Ninja. Não sofro de Bulimia, anorexia, não fiz pactos com magia negra e a circunferência da minha cintura não está interligada com meu controle de natalidade ou minha capacidade neural. Salvei meu caráter, ufa!

Abaixo, algumas edições do processo de confecção das máscaras e suas respectivas personagens:































Algumas das gambiarras cenográficas utilizadas no ensaio:
Folhas de E.V.A e feltro.

Cipó com cordas de varal e retalhos de veludo.

Brincos de papelão com lantejoulas, chifres de papelão com tinta preta.

Um pouco do que foi o demorado, doloroso, mas divertido ensaio no chão do quarto, com meu inseparável travesseiro!

E claro, se não fosse a paciência do Je, nada disso teria acontecido. Além de topar me ajudar nessa produção, segurando um espelho por muuuuitos minutos pra eu poder me montar deitada e cega! Ajeitando tecidos e cabelos, repetindo sessões que não deram certo e me ajudando a escolher a melhor imagem para traduzir o "espírito da coisa"! Fotografou minhas ideias e retratou pedaços da Alma de Boneca. Meu sempre muito obrigada por fazer arte comigo. Presentão da vida!

Abaixo, nosso humilde, sincero e prazeroso ensaio de máscaras (mas cheio de verdade): De repente, 30!
Rainha Má.
Branca de Neve
Lady Tremaine.
Cinderela.
Alice.
Rainha de Copas.
Sininho.
Malévola.
Aurora.
Cruela.
Ariel.
Úrsula.
Bela.
Jasmine.
Pocahontas.
Esmeralda.
Mégara.
Mulan.
Jane.
Jessie.
Yzma.
Lilo.
Giselle.
Rainha Narissa.
Tiana.
Gothel.
Rapunzel.
Merida.
Anna.
Elsa.


"E desde aquele dia já não durmo para descansar...simplesmente durmo para sonhar."
Walt Disney

Abraços, até o próximo post!

2 comentários:

  1. Ai Dani, tô desde sexta babando nas tuas máscaras de dormir, só consegui comentar agora. Teu trabalho tem que estar no mundo e cada vez alcançar mais e mais espaço! Fiquei tão feliz de ver a YZMA <3 <3 <3 ela é uma das minhas vilãs favoritas, acho que justamente por ser tão engraçada.
    Bjks :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lidi, que bom que gostou!
      Quem sabe um dia, dominaremos o mundo kkkk
      Foi um trabalho trabalhoso rsrsr mas como sempre, valeu a pena! A Yzma é um arraso, a mais engraçada mesmo! Em breve estarão à venda se quiseres alguma, já deixa reservada \o/ pois não tenho previsão de fazer outras...
      Curtindo os teus desafios diários, sem eles nada faz sentido e é neles que se cresce! *.*
      Boa semana e ótimas inspirações, sempre!
      Beeeeijos!

      Excluir