Quem sou eu

Minha foto
Artista visual, arteira desde sempre. Amo moda, fotografia, desenho, teatro, dança. E mais tantas outras coisas, mas...Acima de tudo, amo a liberdade de ser eu mesma!!!!!

Oi, meu nome é Daniela Karg, bem vindos ao meu blog!

Reunindo minhas linguagens, que transitam pela moda, maquiagem, teatro, fotografia, dança e artes visuais, criei a Alma de Boneca!

Confecciono bonecas, acessórios e fantasias exclusivas, combinando minhas técnicas e elementos vindos de histórias (contadas por quem as encomenda e minha imaginação).

Conheça meu trabalho e fique à vontade, entre contos, sonhos e poesias que costuro em minha ALMA!

APRECIADORES

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Agir, Transformar e Inovar

Agir, Transformar e Inovar na ULBRA
Evento une Pesquisa e Extensão da Universidade em um só lugar
17-11-2010 - Agir Transformar e Inovar - Foto Gabriel de Mello (4)
Começou na noite desta quarta-feira (18.11) o Salão de Extensão, X Fórum de Pesquisa, XVI Salão de Iniciação Científica e Mostra de Ensino (Feira das Profissões), que é realizada pelas Pró-reitorias de Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, e Pesquisa e Pós-Graduação da ULBRA, no prédio 16 (antigo Museu). O tema oficial do encontro é Agir, Transformar e Inovar.
O reitor da ULBRA, Marcos Fernando Ziemer, destacou a importância do movimento para promover a educação, durante a cerimônia de abertura. “Estou feliz em ver este grande evento em nossa Universidade, o Ensino, a Extensão e a Pesquisa caminhando juntos. Com o apoio de todos vamos seguir o movimento de construção de uma nova forma de construir saberes. Este movimento é incentivado no início e depois ele acaba se tornando algo natural e que gera grandes benefícios para a Instituição”, comentou.
17-11-2010 - Agir Transformar e Inovar - Foto Gabriel de Mello (2)
Segundo o pró-reitor adjunto de Graduação, Pedro Antonio Gonzàles Hernàndez, para ensinar é preciso compreender o que se tenta passar para o aluno. “Debater um tema tão amplo em tão pouco tempo é um grande desafio. A Universidade de Bologna, na Itália, foi quem primeiro difundiu o conceito de que para ensinar é preciso primeiro compreender o conteúdo; desta forma o professor consegue ser efetivo dentro da sala de aula. Os conteúdos precisam ser atualizados constantemente para podermos agir, transformar e inovar”, declarou.
Já o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Erwin Francisco Tochtrop Júnior, falou a respeito de soluções. “Como é importante termos estes espaços para o diálogo. Entendo que mais importante que dominar o conhecimento é preciso dominar o desconhecido. Está na essência do ensino superior a resolução de problemas. No âmbito da pesquisa, projetamos o futuro, traçamos projeções, buscamos com a inovação científica solucionar problemas de maneira criativa”.
Ricardo Rieth, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, salientou a importância de atividades extensionistas para a formação do indivíduo. “Nada substitui o conhecimento e a interação de um professor com seus alunos em sala de aula. Existem rankings de melhores universidades que é muito discutido por não levar em conta uma série de itens. As atividades de extensão ajudam o estudante e o professor na maturação dos conteúdos aprendidos em sala de aula. Este Salão busca mostrar inúmeras atividades desenvolvidas por nossa Universidade para a comunidade acadêmica e também para a comunidade em geral”, finalizou.
Durante a cerimônia da abertura, os participantes puderam assistir uma performance da estudante de Artes Visuais, Daniela Karg, na apresentação intitulada Marés, que fez um apelo pela consciência coletiva para a preservação das fontes de águas. Daniela integra o projeto de extensão comunitária a Arte e Interculturalidade: um fazer especial.
17-11-2010 - Agir Transformar e Inovar - Foto Gabriel de Mello (3)
Após as palestras, os participantes assistiram também a um desfile de moda promovido pelo curso de Design de Moda, com o apoio do curso de Estética e Cosmética da Universidade. As peças desfiladas foram produzidas por alunas, e já foram utilizadas na Semana Acadêmica dos cursos de Design da Universidade. Para os desfiles em que a ULBRA está representada as futuras estilistas contam com o auxílio de maquiagens e penteados desenvolvidos pelas acadêmicas de Estética e Cosmética. As modelos deste desfile foram alunas do Colégio ULBRA Cristo Redentor.
17-11-2010 - Agir Transformar e Inovar - Foto Gabriel de Mello (1)
O Salão de Extensão, X Fórum de Pesquisa, XVI Salão de Iniciação Científica e Mostra de Ensino (Feira das Profissões) reúne diversos trabalhos desenvolvidos por estudantes e professores da Instituição. Dentre os destaques desta edição está a participação do curso de Engenharia de Plásticos, que através da equipe do Laboratório e de uma parceria com a empresa Himaco, está produzindo pratos, colheres e garfos plásticos, para serem trocados por 1 kg de alimento não-perecível. Estes alimentos arrecadados serão doados a entidades carentes e assistencialistas no final do ano.
17-11-2010 - Agir Transformar e Inovar - Foto Gabriel de Mello
O destaque desta quinta-feira ficará por conta do Bate-papo sobre Copa do Mundo, que contará com a presença dos secretários municipais das Secretarias Extraordinárias da Copa de Porto Alegre e Canoas, Ricardo Gothe e Rita de Cássia, respectivamente, além do presidente do Comitê ULBRA 2014 e pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Ricardo Rieth, e o coordenador do curso de Educação Física da Universidade e médico fisiologista do Sport Club Internacional, Luiz Antonio Crescente. Os convidados debaterão o que já foi feito e o que precisa ser feito para que o Brasil receba a Copa do Mundo. O encontro está programado para começar às 20 horas do auditório do prédio 16 (antigo museu), com entrada gratuita.
Além do Bate-papo sobre Copa do Mundo, outro seminário que merece destaque é o Cruzando Fronteiras do Conhecimento: relatos de experiências em pesquisa e extensão, que será realizado a partir das 19h30 no andar térreo do prédio.
Três painéis serão evidenciados:
Observatório Franco-Brasileiro de Cidades de Periferia, com a participação das professoras Ana Simão, Cláudia Pires e Katia Pozzer. As profissionais apresentarão o projeto com convênio internacional entre a ULBRA e a Université de Paris VIII – Saint Denis.
Projeto Carcharias – com a participação dos professores Walter de Nisa e Castro Neto, de Torres, que apresentarão o projeto de extensão multidisciplinar com o objetivo de criar medidas regulamentadoras sobre a pesca de tubarões (carcharias taurus ou mangona) e táxons associados.
Análise da Sustentabilidade da Agricultura Familiar, com a participação do professor Rudimar Petter apresentando o projeto que busca inserção na comunidade, visando o reativamento da economia, com definições de sistemas de exploração adaptados e racionalizados com a realidade fundiária, e desenvolvimento de atividades complementares a nível célula familiar com uma evidente organização dos agricultores.
Todas as atividades desenvolvidas durante o Salão de Extensão, X Fórum de Pesquisa, XVI Salão de Iniciação Científica e Mostra de Ensino (Feira das Profissões) estão abertas para a visitação até a noite desta sexta-feira (19/11), sem custo algum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário